quinta-feira, 8 de maio de 2008

DE VOLTA AO JARDIM DE INFÂNCIA!

Dá para imaginar nossa vida sem computadores?
Realmente, eu não saberia como fazer para trabalhar hoje em dia sem photoshop ou sem internet. Mas também não sei o que seria de mim se eu não tivesse habilidades manuais, coordenação motora e imaginação. Sem isso, eu também não poderia trabalhar.

Me parece que, quanto mais dependemos do computador para executar nosso trabalho, mais habilidades deixamos de ter e maior nossa falta de imaginação para encontrar soluções. É verdade que o computador facilita, mas não podemos esquecer que o que vale mais é o que temos na nossa cabeça. A nossa capacidade de pensar e criar. Não podemos cair na falsa armadilha de que a solução para um briefing ou para um problema está a um click no google de ser encontrada.

Vejo isso acontecendo no mercado profissional. Mas, me assusta ver como a "facilidade" da informática tem gerado verdadeiras camisas-de-força para a maioria dos meus alunos. O que significa que a tendência é piorar no futuro. Ninguém quer mais sujar a mão para fazer um layout! Querem que a idéia surja pronta na tela pela mágica de um Search Engine sei-lá-o-quê.

Tem gente que acha que, para fazer um título como se fosse uma pichação num muro, é só escolher uma fonte no computador que imite o efeito e pronto. O resultado é exatamente esse: uma imitação. E como toda imitação, não presta.

E quando chega a hora de montar os layouts em pranchas??? Aí é que a coisa pega mesmo. Como ninguém sabe mais o que é cola e tesoura, a coordenação para montar uma prancha não existe. Vi algumas pranchas que, juro, minha filha de 11 anos faz melhor. Está na hora de voltar ao jardim de infância, quando tudo era feito à mão. E a gente achava muito legal chegar em casa todo sujo de tinta e cola. Essas habilidades estão fazendo falta agora.

Nas próximas postagens falarei sobre qualidade do trabalho e qualidade de apresentação. Sem qualidade, quem vai pagar pelo trabalho de vocês?

Nenhum comentário: