segunda-feira, 9 de junho de 2008

Trabalho P2 (valor 4pts)

Projeto 2.º Bimestre_2008.1

Direção de Arte II

Professor: Rodrigo Ganem
Em conjunto com Leandro Pierucci

(Observação: este é um briefing para alunos universitários da ESPM a título de exercício. As empresas citadas não têm nenhuma responsabilidade em relação às informações abaixo)


(TRABALHO EM GRUPO, COM NOTAS INDIVIDUAIS)


Cliente: ADRIA ALIMENTOS DO BRASIL
Produto: PLUG@DOS
Criação: Campanha Publicitária




CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
A Adria foi construída em 1951 em São Geraldo, Porto Alegre
por uma família de imigrantes italianos.

Em 1995 foram consolidadas as empresas Adria, Basilar, uma das maiores fábricas de massas do interior paulista, a Isabela, uma importante indústria de massas e biscoitos, que atua fortemente na região sul do Brasil e, posteriormente, a Zabet, grande fábrica de biscoitos com presença marcante em São Paulo, Rio de Janeiro e vários Estados da região Nordeste.
As quatro empresas foram integradas em 2001, criando a Adria Alimentos do Brasil, que já nasce fortalecida com três marcas líderes regionais e outra com significativa projeção no cenário nacional. A fusão visa consolidar as aquisições em um único empreendimento, centralizando o planejamento estratégico, agilizando os processos operacionais e potencializando as oportunidades de mercado.
Ao abrigar as quatro marcas em uma única organização, a nova empresa pretende aplicar vultuosos investimentos em renovação tecnológica, recursos humanos, pesquisas mercadológicas, lançamentos de produtos e campanhas publicitárias. O objetivo é aumentar substancialmente sua participação no segmento de biscoitos.
Em 2003 a Adria Alimentos do Brasil foi adquirida pelo Grupo M Dias Branco.



O PRODUTO:

Plugados é o biscoito interativo feito sob medida para a nova geração. Saborosos e em cinco sabores: chocochat, e-morango, mega flokos, link limão e ctrl+chocobranco, é mais saudável porque é enriquecido com vitaminas e cálcio, além de ser o primeiro biscoito recheado livre de gorduras trans do Brasil.
Os formatos de Plugados possuem divertidos desenhos de emoticons. É diversão garantida em cada mordida. :-D
Mas a interatividade não para por aí. Dentro das embalagens de Plugados, você encontra os e-plugs. São adesivos irados com emoticons para colar onde quiser e que ainda trazem uma senha exclusiva para você se divertir e interagir no site www.plugados.com.br



OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO:

Criar uma campanha, incluindo as mídias impressa, externa e alternativa, para comunicar os diferenciais do biscoito e seus diferentes sabores.


PÚBLICO-ALVO:

Crianças, com idade entre 5 e 10 anos, das classes C e B.



PEÇAS E FORMATOS:

O grupo está livre para determinar o formato das peças. A quantidade mínima é a seguinte:
. 1 Cartaz (padaria);

. 1 Peça para gôndola/prateleira (padaria e supermercado);

. 1 Anúncio de revista;

. 1 Peça de mídia exterior;

. 1 Peça de mídia alternativa.



PREMISSAS:

. A linguagem a ser utilizada é conceitual. Por conceito entende-se: combinar esforços de texto e arte para gerar uma solução criativa de comunicação

. A campanha poderá ser criada em grupo de, no máximo, 5 alunos (3 da turma de redação e 2 da turma de Direção de Arte).


AVALIAÇÃO:
. A avaliação contemplará o processo de desenvolvimento progressivo do trabalho (aulas de supervisão), bem como o resultado final do mesmo. Desta forma, o aluno que faltar ou não participar de forma produtiva na aula de orientação, terá sua nota afetada por isso. A apresentação em pranchas com qualidade é obrigatória e valerá 1 ponto.

. Os argumentos da apresentação:

1. Defesa do conceito;

2. Defesa do layout (imagens, tipologias, cores, diagramação);



APRESENTAÇÃO:
. Entrega: em pranchas a critério do aluno. Recomendo a utilização de pranchas rígidas de cartão duplo. Não utilizem cartolina. Utilizem cola spray para facilitar a montagem. Vejam nota anterior neste blog sobre como montar seu trabalho.

. A supervisão e a apresentação dos trabalhos se dará de forma aleatória, assim que se iniciar a aula, sem permissão de atrasos. O grupo que não estiver presente no momento de sua supervisão e apresentação terá descontos progressivos na nota do projeto.

. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo.

. O grupo que não seguir rigorosamente as especificações para a apresentação também será penalizado em pontos.

A avaliação contemplará o CONCEITO do trabalho, o DESENVOLVIMENTO (incluindo presença e participação) e a DEFESA.



DATA DE ENTREGA E APRESENTAÇÃO (EM SALA DE AULA):

. CS5A: 27/06

. CS5B: 01/07

. CS5E: 02/07
Bom trabalho!

Nenhum comentário: